[ Resenha ] O Idiota

   Quando recebi o livro achei interessante ter a primeira experiência com o autor que é tanto falado entre os apaixonados por literatura, Fiódor Dostoiévski tem um currículo e tanto e André Diniz retratou uma de suas maiores obras em uma versão em quadrinhos.

  Um olhar diferente de um grande autor para imagens que são simples ilustrações, foi exatamente isso que aconteceu, apesar de ser uma versão do O Idiota o livro em si não apresenta muitas falas, deixando em aberto para a interpretação do público que o lê, neste caso a confusão foi de fato o fator mais importante durante toda a leitura para mim, com dramas e um complexo relacionamento a obra retrata Liev Míchkin um jovem que viveu a maior parte da vida trancado e apesar de adulto carrega consigo a ingenuidade e bondade de uma criança, dai em diante vemos como é sua vida fora dos sanatórios em que viveu.
  Considerado estranho e como o próprio título diz "O Idiota", Liev se apaixona, vive seus dramas e desamores além de algumas confusões em seu caminho. A leitura por assim dizer, do livro foi um tanto quanto confusa, por nunca ter lido nada do tão renomado autor ter uma obra com mínimas palavras deixa um vácuo em aberto de gostar ou não do que ele escreve, neste caso ainda irei me aprofundar para achar uma resposta adequada.

   A obra apresenta questões interessantes como a compra do amor, seja por dinheiro, jóias ou poder, também temos a imagem e julgamento que as mulheres sofrem por serem livres para aproveitar a vida da forma como bem entenderem, apesar de ser uma obra de 1869, tem todos os contextos e reflexões atuais da sociedade que vem passando durante séculos os mesmos questionamentos.
  Vale ressaltar cada detalhe em suas ilustrações monocromáticas, que refletem os personagens em seu todo e também os traços do artista que o ilustrou, deixando a vista um talento espetacular para futuras obras e claro quadros que venderiam em galerias de arte renomadas.
  Deixo aqui a minha curiosidade em relação as obras do autor e você que já leu algo de Dostoiévski deveria ler este livro, acredito que vai entender mais do que eu durante a leitura.


Compre pela AMAZON: https://amzn.to/2IJeoXS

12 comentários :

  1. Com certeza parece ser um livro muito interessante, ainda mais por ser ilustrado dessa maneira.
    Fiquei interessada nessa leitura, mais um nome para a minha lista de coisas para ler num futuro próximo! hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim de fato é, ainda espero ler outras obras do autor e ter a versão completa de O Idiota em mãos.
      Xoxo

      Excluir
  2. Só pelo título e pela capa eu já me interesse em ler. Acho que Liev sou um pouco eu na vida, sabe? Idiota e tal haha. Mesmo não costumando ler HQ's com frequência, eu daria um chance. As ilustrações são realmente muito interessantes. Ah, e eu também nunca li Dostoiévski :p
    Adorei a resenha, moça. Foi um recebido/uma aquisição no mínimo divertida :)
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Eu também imaginava que seria uma leitura de fácil compreensão por se tratar de um HQ. Pena que não foi.
    Acredito que seja uma leitura para se fazer bem lentamente ou até mais de uma vez, né?
    Espero que consiga ler outra obra do autor e que a experiência seja mais proveitosa que essa.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada do autor, mas já ouvi falar. Achei muito legal a ideia de transformar em quadrinhos e achei a premissa da história bem interessante.
    beijos,

    Amanda
    www.amandasoldi.com

    ResponderExcluir
  5. Se há algo mais legal que transformar uma obra literária (pique Dostoiévsk né) em quadrinhos, por favor, me mostrem! Achei genial! HAHAHA

    Eu amo ler quadrinhos, aprendi desde cedo com Turma da Mônica, depois conheci o mundo Marvel e DC e cá estamos nós.

    Contudo, Dostoiévsk é bem... Complexo, digamos assim, então a leitura em HQ deve ter sido um pouco mais difícil, diferente das demais leituras, mas mesmo assim, emocionante.

    Amei seu post, super beijo!
    amavelgirassol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não tinha ouvido falar desse "livro" nem de seu autor, mas parecer ser muito interessante. Acho que tenho uma facilidade maior de ler quadrinhos, me sinto mais entretida e envolvida. Nunca li nada de Dostoiévski, será que eu me daria bem assim mesmo?

    ResponderExcluir
  7. Eu já tinha visto uma resenha desse HQ, e eu achei muito interessante, seu post só me deu mais vontade de ler, já que parece ser profundo e mencionar coisa que não observamos normalmente

    ResponderExcluir
  8. Parece ser um livro bem interessante, gostei muito das ilustrações referente ao livro, acredito que a leitura deve ser muito mais dinamica.

    ResponderExcluir
  9. Eu curto muuuito Dostoievski e ainda não li O Idiota, está na minha lista há tempos. Na verdade, se eu fosse ler pela primeira vez, optaria pelo original e não por uma releitura em quadrinhos, mas acho muito legal esse tipo de arte e tenho alguns livros clássicos - Assim Falou Zaratrusta e O Grande Gatsby - em mangá haha. Acho que é uma boa maneira de aproximar o público jovem das grandes obras da literatura (:

    ResponderExcluir
  10. Oi Kammylla.

    O livro para ser surpreendente e bastante interessante. Confesso que sua opinião despertou minha curiosidade, especialmente por ser em quadrinhos. Parabéns pela resenha, vou adicionar na minha lista de desejados.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Parece ser bastante surpreendente e interessante.. Adorei, ainda mais por ser em quadrinhos, amo ler quadrinhos <3 Vou adiciona-lo em minha lista de livros para comprar. Amei sua resenha, parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir

Copyright © Secret Magic. Designed by OddThemes